terça-feira, 28 de junho de 2016

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Flashmob 9ª Sinfonia de Ludwig Van Beethoven!



Excelente vídeo ilustrativo da História da Música Ocidental. . .


Musicoterapia para bebés e crianças

Aqui podes visualizar um pequeno video sobre o tema em causa:

Musicoterapia para bebés e crianças

Uma boa ideia para os pais e mães.

Clica aqui para visualizar!

Programa de televisão "Isto é Matemática"




O programa ‘Isto é Matemática’ é promovido pela Sociedade Portuguesa de Matemática e transmitido na SIC Notícias e SIC Internacional, com o apoio da Fundação Vodafone Portugal.
Horários de emissão do "Isto é Matemática"
Sábado
09:40
Repetições:
Sáb. 20:40 | Dom. 11:40

Isto é Matemática T02E09 Boas Vibrações


Neste episódio o matemático Rogério Martins fala sobre vibrações e da equação das ondas. Para tal vai apreciar um Jazz com 2 amigas hipster, mas também tocará guitarra e uma corda gigante.
https://www.youtube.com/watch?v=rw7egZKlkWU

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Atividade Física para todas as idades com todos os ritmos

Conforme muitos estudos comprovam, a taxa de obesidade e de alunos que não realizam exercício físico com frequência é cada vez maior. Muitas das vezes prende-se apenas com uma questão de originalidade, mesmo quando a vontade é pouca. Porque não incentivar o(a) filho(a) a dançar ao ritmo da "Xana Toc-Toc" ou do "Panda e os Caricas". Fica a sugestão.



O Desportista Artista Helton

Figura incontornável no mundo do desporto, Helton é também um amante da música, tendo feito o seu primeiro concerto na casa da Música. Fica um enxerto do mesmo...







A música de braço dado com o lado bom do desporto (parte 2)

Não acham isto fantástico?



segunda-feira, 20 de junho de 2016

A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR MÚSICA . . .



10 Motivos que demonstram a importância de estudar Música
                                      

O CÉREBRO MUSICAL

                                            O Cérebro Musical


    A música não é apenas processada no cérebro, mas afeta o seu funcionamento. As alterações fisiológicas com a exposição à música são múltiplas e vão desde a modulação neurovegetativa dos padrões de variabilidade dos ritmos endógenos da frequência cardíaca, dos ritmos respiratórios, dos ritmos elétricos cerebrais, dos ciclos circadianos de sono-vigília, até à produção de vários neurotransmissores ligados à recompensa ao prazer e ao sistema de neuromodulação da dor. O Treino musical e a exposição prolongada à música considerada prazerosa aumenta a produção de neurotrofinas produzidas no nosso cérebro em situações de desafio, podendo determinar não só aumento da sobrevivência de neurónios como mudanças de padrões de conetividade na chamada plasticidade cerebral.


A CURA ATRAVÉS DA MÚSICA

                                      A Cura através da Música





   A música exerce efeitos incríveis sobre o ser humano influenciando o seu desenvolvimento psicomotor.
   Esta arte de combinar sons pode ser utilizada para ajudar na educação de mentalidades, na cura de doenças, no relaxamento e em muitas outras vertentes. Conforme o tipo e a qualidade da música, criam-se efeitos positivos ou negativos no ser humano, a música pode levar a um equilíbrio psicológico que antes não existia.
   Proporcionar a “cura” das emoções, utilizando a música como terapêutica, obtém-se resultados positivos, quanto menor a auto-estima na pessoa, mais difícil é conseguir levantá-la. Perguntar a um indivíduo qual a música favorita e tentar descobrir os sentimentos que lhe provocam, porque ouvir música e não pensar em mais nada, senti-la e deixar-se ir pode resolver muitos casos problemáticos em várias idades. Muitos casos com realidades diferentes, tanto em experiências como em idade, mas gente com algo em comum: um sentimento muito grande de revolta, o abandono, a solidão, a rejeição, a necessidade de afirmação e reconhecimento, podem aproximar-se graças à música.
   Utilizar áreas diversas no acompanhamento da principal “a música”, como a dança, o teatro, a pintura, etc… como instrumentos de relaxamento, aproximação entre grupos, auto-conhecimento, auto-observação sobre si próprios, integração e, consequentemente, cura das emoções. A música tem de ser escolhida cuidadosamente, utilizando vários ritmos e estilos, permitindo a expressão plena de todo o tipo de sensações.
A utilização da música como um meio para integração e cura interior de autistas; relaxa e tranquiliza as crianças e a influência fisiológica e psicológica do som no cérebro traz inúmeros benefícios à criança, podendo ser utilizada como integração da mesma no meio.
A utilização da música, como cura emocional e meio de integração para os invisuais é de extrema ajuda porque proporciona ao mesmo a expressão das suas emoções através da música, dança, teatro, etc…

quinta-feira, 16 de junho de 2016

A MUSICOTERAPIA

                                                 A Musicoterapia
      A Musicoterapia é uma forma de terapia alternativa que utiliza a música no tratamento de pessoas com problemas tanto de ordem física quanto emocional, mental e cognitiva.
     Teve início no século XX, onde após as duas guerras mundiais, músicos amadores e profissionais passaram a tocar em hospitais de países da Europa e Estados Unidos. A partir disso, médicos e enfermeiros puderam notar melhoras no bem-estar dos pacientes que ali se encontravam.
    As pesquisas em relação ao poder exercido pela música começaram na década de 60, quando o médico e escritor inglês Oliver Sachs, começou a pesquisar o efeito da música em pacientes com a doença de Parkinson.


    A terapia da música pode ser utilizada no tratamento de dores, reabilitação de acidentes vasculares cerebrais (AVC), lesões traumáticas, na melhora da coordenação motora tanto de crianças, como jovens e idosos com deficiências neurológicas, com pessoas cegas ou surdas, doentes de Parkinson, mulheres grávidas, deficientes físicos, entre outros. A presença da música no dia-a-dia auxilia no desenvolvimento físico, pessoal, social, intelectual e emotivo, melhorando a qualidade de vida.




  

1. OS BENEFÍCIOS  DA MUSICOTERAPIA:


  • Estimulação do bom humor
  • Aumento da disposição física e mental
  • Diminuição da ansiedade e do estresse
  • Melhor concentração e raciocínio
  • Prevenção dos problemas de hipertensão
  • Alívio das dores de cabeça
  • Melhor resistência física
  • Melhores habilidades sócio educativas
  • Melhor expressão corporal
  • Aumento da capacidade respiratória
  • Estimulo da coordenação motora



Fonte: Trabalhos de alunos de 7ºano



quinta-feira, 9 de junho de 2016

quinta-feira, 2 de junho de 2016

A MÚSICA E A APRENDIZAGEM

A  Música e a Aprendizagem
                               
   A música é importante no setor da aprendizagem, pois as crianças estão habituadas a ouvir música muitas vezes ao dia, das quais é cantada pelas mães antes de adormecer. A música é muito importante na vida do(a) aluno(a), pois este(a) habituado(a) a ouvi-la desde pequeno(a).

   A disciplina de Educação Musical desempenha o papel muito importante na vida da criança e enquanto promove a criatividade, a autodisciplina e desperta a consciência rítmica. A música proporciona uma educação profunda e total. A música está sempre ligada ao ser humano desde muito cedo. O mundo sem ela tornar-se-ia vazio e sem espírito.



   A aprendizagem às vezes depende da música, tendo sido essa arte esquecida.

   Em situações de aprendizagem, as crianças têm de aplicar o conhecimento sobre a dança e a música.

   Por isso a música deve ser introduzida nas escolas para melhor aproveitamento, facilidade, possibilitando e o incentivo dos alunos nas suas salas.





eds
A   MÚSICA E O DESPORTO


  A música está nas várias áreas do desporto, como por exemplo na dança, na ginástica, etc…
  A dança e a ginástica tem ritmo, música e movimento. A dança está sempre em contacto com a música. Os outros desportos como o futebol, o andebol, o ténis, o atletismo, o voleibol, etc…
          Em diversos exercícios físicos o aspeto da dor, do cansaço e da monotonia podem estar presentes, uma vez que a atenção do individuo fica focado em suas próprias sensações. Sendo assim, a música pode ser um elemento capaz de distrair o indivíduo, capaz de desvincular a atenção da pessoa para outro estímulo que seja mais prazeroso, e, neste momento, a música durante o exercício físico ganha significância e contorno, ou seja, quem a escuta responde tanto afetiva quanto corporalmente. Partindo da hipótese de que a música tem uma relação muito significativa com o estado psicofisiológico do sujeito, o presente estudo, buscou esclarecer qual a importância da música durante o exercício físico, através de um estudo da literatura existente.


        Os dados revelam como se processa as alterações psicofisiológicas e que o rendimento também é um dos fatores influenciados pela música.
Desta forma, o estudo conclui que a música tem expressividade durante o exercício físico, podendo causar alterações físicas e psicológicas, que vão implicar no desempenho dos indivíduos que utilizam música para a prática da atividade física.


A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A  Música na Educação Infantil

 

A música é bastante importante na vida da criança. Desde pequenas as crianças devem ser sensibilizadas a ouvir música. Há estudos que comprovam que ouvir música clássica durante a gravidez acalma o bebé e estimula a concentração e aprendizagem para o futuro do bebé. Mesmo antes de nascer ainda no ventre da mãe a criança já entra em contacto com o universo sonoro: vozes de pessoas, sons produzidos por objetos, sons da natureza, dos seres vivos, do ventre de sua mãe e outros.

  A fonte de estímulos, equilíbrios e a felicidade da criança é a liberdade da música. É muito importante que a criança esteja habituada a ouvir música desde que nasça, pois pode vir a ajudar no seu futuro. O seu desenvolvimento será mais rápido, se a música for introduzida na vida da criança, quando mais cedo for melhor.
  A iniciação musical na Educação Infantil é fundamental, porque estimula as áreas do cérebro da criança que vão beneficiar o desenvolvimento de outras linguagens.
  Com base em pesquisas crianças que desenvolvem trabalho com a música apresentam melhor desempenho na escola e na vida como um todo geralmente apresentam notas mais elevadas à aptidão escolar.

 Dar ao aluno oportunidade de se divertir com música, imitando, memorizando, criando, improvisando, dançando, cantando e tocando ritmos variados.

A música como processo mediador de aprendizagem utilizando a lousa digital  


quinta-feira, 19 de maio de 2016

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA



          A Importância da Música

                            Nos primeiros anos de vida
 
  A música vai estar sempre presente na vida do ser humano. A música é um meio de expressão de sentimentos e uma linguagem entre as pessoas. Normalmente as pessoas lembram-se de várias músicas da sua infância e ainda têm sensações diferentes acerca disso.
  Além de sensações, a música ajuda a desenvolver capacidades que serão importantes durante o crescimento infantil.



  Em condições normais, os órgãos responsáveis pela audição começam a desenvolver-se no período de gestação e por volta dos onze anos é que o sistema funcional auditivo fica completamente maduro por isso a estimulação auditiva na infância tem um papel fundamental. Também há música no contacto estabelecido entre a mãe e o bebé. Assim, cantar, murmurar, assobiar e embalar fornecem elementos sonoros e também afetivos.